Da Redação de OEstadoNet
Santarém/Pará

Sem consultar o Conselho Superior Universitário ( CONSUN), a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará, Raimunda Monteiro, marcou para as 15h30 desta quarta-feira(21) a votação para a escolha dos nomes que vão compor a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação para nomeação do reitor e vice-reitor da instituição.
Segundo portaria publicada terça-feira(20), Raimunda Monteiro determina o calendário da reunião alegando que a sessão do colegiado, marcada para terça-feira, não foi realizada porque os conselheiros foram impedidos de ingressar na sala do Consun por estudantes, técnicos e professores.
Pelo calendário estabelecido, as inscrições de nomes de professores com titulação em Doutorado, começa às 8 horas. 
A composição do Consun, após a retirada de parte da representação de técnicos e estudantes e a inclusão de professores - motivo dos protestos da comunidade acadêmica - dá folgada maioria no conselho à administração da UFOPA, cujo candidato ficou em terceiro lugar na consulta realizada em dezembro.
Pela nova regulamentação instituída pela reitora, que preside o Consun, qualquer professor doutor pode ser candidato a reitor ou vice-reitor.  Diante de um colégio eleitoral dominado por membros alinhados com as chapas derrotadas, é possível até que os nomes dos professores Hugo Diniz e Aldenize Xavier, os mais votados na consulta pública, deixem de integrar a lista tríplice que será indicado ao MEC.

Através de nota publicada nas redes sociais, Hugo Diniz informa que vai participar dessa sessão do Consun como candidato, embora faça ressalvas quanto à composição do conselho.

Leia a nota na íntegra:

À comunidade acadêmica da Ufopa:

Mesmo com fragilidade política e jurídica no processo, estarei como candidato na eleição que ocorrerá hoje às 16 horas no Consun.

Hoje temos oportunidade de encerrar esta crise. Peço paz e tranquilidade para todos aqueles que defendem a reintegração dos conselheiros e o respeito à consulta acadêmica.

Mesmo sendo contrário ao voto representativo secreto e à retirada dos representantes da categoria, confio que os conselheiros estão comprometidos com o princípio democrático e com a comunidade.

Precisamos voltar a ter estabilidade institucional para cuidarmos da recepção dos calouros, da infraestrutura dos cursos nos campi, do orçamento, do PDI, ...

Estou firme no propósito continuar contribuindo na construção da nossa Ufopa.

Prof. Hugo Diniz

 

 




Comente no Site (Clique Aqui)


Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Comente no Facebook (Clique Aqui)


Última modificação em Quarta, 21 Março 2018 10:37