Anselmo Colares

Criada em dezembro se 2009, a Universidade Federal do Oeste do Pará  (UFOPA) terá seu primeiro processo de consulta para definição dos dois principais dirigentes, Reitor e Vice Reitor. Trata-se de um procedimento previsto na Lei e que tem sofrido adaptações ao longo dos anos, com vistas a ficar mais próximo da democracia almejada pelos diversos segmentos que constituem as universidades, de forma que docentes, tecnicos e estudantes tenham igual poder na escolha dos dirigentes.


A consulta aos três segmentos será no dia 18 de novembro, mas depois, como determina a Lei, o conselho máximo da instituição, denominado CONSUN fará uma espécie de votação interna para definir os nomes a serem enviados ao Ministro da Educação que tem a prerrogativa de nomear o Reitor, e este, nomeia o seu Vice.


Apesar das diferenças reais ou presumíveis entre os projetos em disputa, tem sido usual o respeito pela escolha dos nomes mais votados na consulta a comunidade, tanto por parte dos conselhos nas universidades quanto pelo Ministro da Educação.

Comente no Site (Clique Aqui)


Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Comente no Facebook (Clique Aqui)



NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Leia Mais Notícias de Anselmo Colares