Rosélio da Costa Silva

Domingo, céu azul, brisa fresca, manhã ensolarada. Na praça, um tapete de flores coloridas. Logo ali adiante, a feira que vende sementes, bulbos, flores, vasos, principalmente de flores, tulipas e mais tulipas. Na redondeza, vendinhas de bugigangas,  os famosos tamancos de porcelana, cataventos de todos os tipos, souvenires. Essa é a Dam Square no centro de Amsterdam, escoltada pelo Royal Palaceedificação do Século XVII, dito ser mais uma oitava maravilha do mundo. 

 

Olhando em volta, conjuntos de casarios que parecem construções em lego, mal encaixados. É a idade dessas edificações históricas que transmitem essa sensaçãotanto mais ainda quando refletidas, tremidas, nas águas dos canais.  

 

Na paisagem mais ampla, as bicicletas, os bicicletários, os barcos, ancoradouros, o bonde azul e branco que passa numa leveza harmoniosa, um homem executa Chopin em taças de cristal como se fossem as teclas de marfim e ébano de um órgão improvisado na esquina do Madame Tussauds, o antigo e o novo, carros e motos, o tabaco e o haxixe, o álcool e o refrigerante, um cheiro de todas as cervejas do mundo mas o predomínio da garrafa verde com a estrela vermelha, a rua da profissão mais velha das profissões na vitrine de luxo, ao vivo e em cores, no casario vergado pelo tempo.

 

O helicóptero pousa no centro da praça assanhando pétalas de flores para todos os lados,  duas modelos descem, ajudadas, roupas inteiramente cobertas de botões de flores variadas, a multidão dispersa se junta para apreciar o desfile inesperado, uma música inunda a grande praça, a coreografia. 

 

Parece a grande final da primavera mas aqui não é Keukenhof – um parque com dezenas de hectares de tulipas. Apenas um evento em Amsterdã flores por todos os lados. O helicóptero levanta voo e lança uma chuva de pétalas sobre a praça. Um momento de grande beleza. A delicadeza nunca foi tão pungente!


Rosélio da Costa Silva

Jornalista e Técnico em Comércio Internacional radicado em São Paulo, autor de Mosaicos do Andarilho. 




Comente no Site (Clique Aqui)


Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Comente no Facebook (Clique Aqui)



NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Leia Mais Notícias de Rosélio da Costa Silva