Quarta, 19 Março 2014 22:06

Guarnição da PM em Vila Curuai é trazida presa para Santarém

Escrito por Miguel Oliveira Editor

A Corregedoria Regional da Polícia Militar determinou a prisão de todos os integrantes do destacamento da Polícia Militar lotados  na Vila Curuai, depois que foram confirmados indícios de cobrança de propina e abuso de poder por parte de quatro militares que atuam naquele distrito de Santarém. A informação foi confirmada na noite desta quarta-feira por um fonte deste jornal na Polícia Militar. Os militares devem chegar na manhã desta quinta-feira  ao quartel do 3o. BPM, onde ficarão presos à disposição da Corregedoria da PM.

 EXPRESSAS - O  deputado estadual Eliel Faustino descascou o abacaxi pra cima do vice-governador Helenilson Pontes por causa da dança das cadeiras na prefeitura de Marituba. *** Segundo Eiel, esta semana, o Superior Tribunal Eleitoral,  que declarou o inválido o pleito que elegeu Mário Filho para prefeito de Marituba e realizou novas eleições no município, que deu vitória ao irmão dele Elivan Faustino, com 59% dos votos válidos - decidiu reconduzir o Mário ao cargo e fez a temperatura polícia subir naquele municipio próximo a Belém, colocando Helenison no olho do furação. *** É que o deputado acusa o vice-governador de mudar de lado, pois " anteriormente havia se manifestado a favor de novas eleições em Marituba agora mudar estranhamente de ideia e ir em praça pública em Marituba anunciar investimentos do Governo do Estado para o município e ainda para manifestar apoio a volta de Mário a Prefeitura  de Marituba". *** Eliel reclamou que Helenilson  "foi leviano ao afirmar que durante os sete meses da gestão de Elivan nada fora investido no município, o que é uma mentira, pois  com recursos próprios já iniciamos obras de reforma em escolas, unidades de saúde". *** “Pedacinho dos Estados Unidos, na década de 1920, transplantado para o coração da floresta amazônica”. Assim a jornalista inglesa Kiki Deere, do guia de turismo “Rough Guides”, define a vila de Fordlândia, no oeste do Pará. *** Além de incluir inúmeros serviços e atrativos turísticos do Pará no Guia, Kiki escreveu um artigo especial sobre a história da borracha em Fordlândia, comunidade hoje pertencente ao município de Belterra, erguida na Amazônia pelo industrial norte-americano Henry Ford, criador da Ford Motor Company e pioneiro na montagem em série de automóveis.*** Por conta da ausência de pontes e abrigos para embarque e desembarque no aeroporto de Santarém os passageiros são obrigados a descer do avião e caminhar até o saguão ao ar livre. As péssimas condições de infra-estrutura do Aeroporto Wilson da Fonseca prejudicam ainda mais os passageiros nesse período chuvoso, que torna o embarque e desembarque um caos total. Para tentar minimizar o problema, o deputado Nélio Aguiar (DEM) apresentou, esta semana, moção solicitando a Infraero ônibus para o transporte dos passageiros, da aeronave até o saguão do aeroporto e vice versa, “visando evitar maiores transtornos e oferecer minimamente um serviço aos usuários, principalmente aos idosos, passageiros com crianças de colo e com dificuldade de locomoção”, defendeu o parlamentar.

Minha Casa?
Domingo, 16 Março 2014 10:48

Minha Casa?

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Um temporal que desabou sobre Santarém no dia 29 de janeiro deixou à mostra as raízes pobres desse programa eleitoreiro chamado Minha Casa, Minha Vida (ou Dívida, na versão dos amargurados mutuários). O terreno, na periferia da cidade, foi totalmente desmatado. A construção das 3.081 moradias foi iniciada há quase dois anos e ainda está em metade do cronograma. Justamente quando caiu a chuva forte, o trabalho era no sistema de escoamento da água. Como ainda estava na terraplenagem, a água arrastou muita terra, agora sem proteção alguma. Para levantar as casas o mais rápido possível, ignora-se o ambiente, as circunstâncias, o rigor e o respeito ao ser humano.(Lúcio Flávio Pinto)

Expressas - Em entrevista ao seu próprio jornal, o senador Jader Barbalho negou as críticas dos seus adversários de que “sua gestão foi marcada por atrasos nos salários dos funcionários”, conforme a pergunta do autor – não identificado – da pergunta. Deu uma resposta cheia de veneno e escamoteação:  “Eu entreguei o Estado ao vice-governador Carlos Santos com o funcionalismo em dia, com a folha do pagamento do mês seguinte depositada. Carlos Santos refez a equipe de governo. Foi a administração de Carlos Santos que passou o governo para o então governador Almir Gabriel em janeiro de 2005”. *** Mas quem escolheu Carlos Santos para companheiro de chapa, tendo, por isso mesmo, que entregar-lhe o governo ao se desincompatibilizar para disputar novo mandato eletivo? Jader não pode emprestar de Jó a frase bíblica que o isentava de ser responsável por seu irmão. ***Afinal, o líder do PMDB adotou Carlos Santos, que teve um final de gestão desastroso, porque quis, voluntariamente. Queria impedir que o empresário-cantor-e-apresentador-de-auditório lhe tirasse votos preciosos no meio do povão. Sabia o que estava fazendo para não perder votos. Mas quem pagou a conta da oportunidade foi, como sempre, o povo. *** Almir José de Oliveira Gabriel foi um grande médico, um bom administrador do Hospital Barros Barreto (hoje incorporado pela UFPA e a ser desincorporado), um excelente secretário de saúde do Estado, um bom administrador de Belém como prefeito, um marcante senador da república (e constituinte) e um governador do Pará por dois mandatos, com um saldo positivo, apesar de muitos e sérios pontos criticáveis. Um homem público e político acima da média de mediocridade e despreparo predominante entre nós. *** A família de Almir Gabriel publicou um justo anúncio fúnebre (nos dois jornais litigantes da cidade) convidando para a missa de um ano de morte dele. Quer que os contemporâneos e sucessores de Almir acreditem que ele, como São Paulo, combateu o bom combate, encerrou a sua carreira e guardou a fé.*** Mesmo que a grande imprensa o tenha ignorado, sem aproveitar a mensagem da família para tratar, com seriedade e interesse público, do primeiro ano do fim da missão de personagem tão destacado da vida pública paraense neste nosso terrível e fascinante tempo. (Os textos desta coluna são de autoria de Lúcio Flávio Pinto)

Quarta, 12 Março 2014 12:40

Helenilson está isolado das lideranças políticas de Santarém

Escrito por Miguel Oliveira Editor

O aniversário de Helenilson Pontes(PSD), comemorado ontem(11), durante jantar de adesão, em Belém, revela que o vice-governador, apesar de ser natural de Santarém, onde possui domiciio eleitoral, não tem prestígio entre as lideranças políticas santarenas. Com mandato, apenas o deputado estadual Nélio Aguiar participou da festa. Em sua página do Facebook, Helenilson acusou o golpe, ao mencionar o seu agradecimento às 'lideranças e amigos" de vários municípios, mas nenhum deles de Santarém, nem ao menos um reles vereador. O prefeito Alexandre Von, de Santarém, e o prefeito Jailson Alves, de Mojui, não deram o ar das presenças no evento. A festa, a qual compareceu o governador Simão Jatene, foi uma tentativa de Helenilson mostrar prestígio que lhe garanta permanecer como candidato a vice na chapa da situação nestas eleições.

Expressas - A Celpa cortou a luz do estádio Barbalhão por alegar que a conta de feveiro estaria em aberto, mas não emitiu reaviso para o corte. A dívida foi paga nesta quarta-feira(12),  mas a concessionária de energia se recusa a religar imediatamente a energia elétrica do estádio. *** O ex-vereador José Maria Tapajós fechou dobradinha com o deputado Nelio Aguiar, candidato a deputado federal. Tapajós concorre a uma vaga à Assembléia Legislativa. *** O diretor regional do Detran, delegado Carlos Mota, fez apologia ao descumprimento da resolução do Denatran, que estabelece a utilizaçao de simulador de direção para exames de novas habilitações, cujo prazo ja se esgotou e, até agora, nenhum autoescola de Santarém adquiriu o equipamento. *** Segundo Mota, durante entrevista à Tv Tapajós, os centros de formação não têm condições financeiras de comprar o simulador, que custa cerca de 40 mil reais. De que lado está o delegado? Da lei ou dos empresários?

Segunda, 10 Março 2014 18:04

Negligência da Semma com o Juá passou dos limites

Escrito por Miguel Oliveira Editor

O Estado do Tapajós já revelou que os fiscais da Semma, comandados pelo secretário Podalyro Neto, levaram quase uma semana para irem ao entorno do lago do Juá verificar os estragos causados pela chuva torrencial do dia 29 de janeiro, conforme publicado aqui. Agora, após a chuvarada do último sábado e madrugada de domingo, a reportagem deste jornal é avisada que nova fiscalização da Semma nas obras de contenção que a EmCasa jura de pés juntos que fez no interior do residencial Salvação para frear a velocidade da enxurrada, conforme publicado aqui, está marcada apenas para quarta-feira, quatro dias após o ocorrido. Ao que parece, o pessoal da Semma tem certeza absoluta que não choverá novamente até lá. Só pode!

EXPRESSAS - A Clean deixa a coleta de lixo de Santarém sem choro e nem vela, quanto mais sem fita amarela. *** Paulo Rocha, pelo jeito, sofreu um duro revés em seu caixa de campanha para as eleições senatoriais deste ano. *** A médica Ilmara Mundi é pré-candidata a deputado estadual pelo PSB, partido comandado no estado pelo vereador de Belém Ademir Andrade. *** O médico e deputado estadaul Nélio Aguiar, candidato a deputado federal pelo DEM, sabe fazer a política da boa vizinhança.*** Mesmo com sua sede ocupada por assentados de Monte Alegre, o Incra manteve seu encontro regional para Santarém. *** Nada pessoal contra as homenageadas, mas essa programação do Conselho da Mulher Empresária da ACES, em alusão ao dia internacional da mulher, é cafona.
Domingo, 02 Março 2014 21:55

Santarém sediará encontro do Incra

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Santarém sediará, no período de 11 a 13 de março, um encontro de planejamento das Superintendências do Incra na região da Amazônia Legal, que compreende os Estados da Amazônia mais o Tocantins e o Maranhão. O evento ocorrerá na sede do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e reunirá técnicos e gestores da autarquia. O objetivo do encontro é definir as metas do Incra para o biênio 2014-2015 e os indicadores de resultados. Santarém encerrará a série de oficinas de planejamento do Incra realizadas pelo país. Outras duas já foram realizadas, em Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC), na segunda quinzena de fevereiro.

EXPRESSAS - A reitora pro-tempore da UFOPA , Raimundinha Monteiro, não passou no primeiro teste da transparência prometida em sua campanha eleitoal. Raimundinh foi reprovada na divulgalção do listão da UFOPA, que omitiu deliberadamente a pontuação do ENEM junto ao nome dos aprovados. ***  A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) representam o Governo do Pará na 26ª Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BLT 2014), que ocorrerá no Parque das Nações, em Portugal, entre 12 e 16 deste mês. É o maior evento do setor falado em língua portuguesa na Europa.*** A cantora Fafá de Belém será um dos destaques da delegação paraense, que vai mostrar ainda o carimbó no coquetel de lançamento do voo Lisboa/ Manaus/ Belém/ Lisboa, o Autocarro. Na ocasião, serão apresentados vídeos sobre a Amazônia, com uma exposição das joias amazônicas produzidas no Espaço São José Liberto, polo joalheiro do Pará.*** O prefeito Alexandre Von e o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, inspecionaram, sexta-feira (28), o serviço de pavimentação da Avenida Borges Leal. Nesta etapa, a via recebe a camada final de asfalto, em C.B.U.Q, do trecho compreendido entre a Avenida Barão do Rio Branco, no bairro de Santa Clara, à Avenida Amazonas, no bairro da Prainha, chegando à Vila Arigó.
Quinta, 27 Fevereiro 2014 15:17

Carnaval de Santarém perde público para folia em municípios vizinhos

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Alenquer reúnem mais foliões em blocos e brincantes neste carnaval do que Santarém, que já não tem mais nem escola de samba para desfilar na orla. Só em Juruti são 14 blocos, em Alenquer haverá a apresentação de 10 blocos e uma escola de samba e em Óbidos são cinco blocos tradicionais, enquanto que Santarém, com duas entidades carnavalescas, só consegue reunir 17 blocos, isso contando com quatro agremiações de ultima hora e o bloco da camisinha e do curumim.  Monte Alegre, por exemplo, tem desfile de carnaval com 17 blocos e duas escolas de samba. A situação só não está pior porque Alter do Chão e seu apelo turístico atrai milhares de pessoas. Se não fosse isso, Óbidos com uma número estimado de 40 mil foliões já teria deixado Santarém, o maior município da região Oeste do Pará, com a cara de quarta-feira de cinzas.

 EXPRESSASUma equipe da Secretaria Municipal de Turismo vai aplicar um questionário para aplicação de um questionário para a obtenção de dados das atividades turísticas, durante o período de Carnaval 2014. Os formulários serão aplicados, em Santarém, nNo Centro de Informação Turística  - CIT, no Terminal Fluvial Turístico – TFT, nos Hotéis.  Em Alter do Chão, no Centro de Atendimento ao Turista – CAT, Hotéis e Pousadas. O questionário servirá para atualizar os dados referentes à realidade turística e traçar a demanda/perfil turístico no período do carnaval, que será divulgado no boletim informativo da SEMTUR e após compilação estará disponível para download no blog amigosdoturismo.blogspot.com.br. ***  Durante a Operação Carnaval, 276 policiais civis vão reforçar as atividades da PC, na capital e interior do Estado, com o apoio de 34 viaturas. A instituição vai fiscalizar horários de funcionamento de estabelecimentos de diversões públicas, combater a poluição sonora e realizar procedimentos policiais nas delegacias, como registros de boletins de ocorrência, prisões em flagrante e abertura de inquéritos. A atuação da Polícia Civil será intensificada em regiões onde há a necessidade de reforço do policiamento, visando resguardar a integridade física da população local e dos visitantes. Para tanto, um efetivo de policiais civis será deslocado para reforçar cidades e áreas de balneários onde aumenta o fluxo de pessoas no período de Carnaval.

 

Prefeitura vai devolver ISS pago a mais pelos promotores do Barrudada Fest
Terça, 25 Fevereiro 2014 17:43

Prefeitura vai devolver ISS pago a mais pelos promotores do Barrudada Fest

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Depois de toda a polêmica criada pelo empresário Paulo Barrudada através do Blog Quarto Poder, em que acusava o fiscal de tributos Mário Anderson Martins de Pereira, de perseguição, devido a uma fiscalização realizada no hotel de sua propriedade às vésperas do evento de réveillon “Barrudada Fest”, a fiscalização da Prefeitura Municipal de Santarém decidiu pela devolução de R$ 945,50 (novecentos e quarenta e cinco reais e cinquenta centavos) que teriam sido pagos a mais no recolhimento antecipado de ISS do evento. A fiscalização  resultou na notificação dos promotores do evento para apresentação de relatórios de venda online de ingressos; contratos de prestação de serviços; e, recibos de pagamento de cachê artístico da programação de revéllion 2013. Como todos os documentos apresentados pelos promotores do Barrudada Fest à Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças, foram considerados válidos e suficientes para esclarecer questões como número de ingressos vendidos e valor do faturamento, nenhuma multa foi aplicada.De acordo com o Termo de Encerramento Fiscal assinado pelo servidor municipal Mário Anderson, o faturamento total do “Barrudada Fest” teria sido de R$ 101.090,00, portanto, o imposto devido ao município era de R$ 5.054,50. Mas, a empresa promotora do evento recolheu antecipadamente no dia 31/12/13 a importância de R$ 6.000,00, referente à prestação de serviço de diversão, lazer e entretenimento e decorrente da programação do evento. Por esse motivo, a prefeitura terá que restituir ao contribuinte o valor excedente ao imposto calculado sobre o faturamento apresentado à fiscalização de tributos.

EXPRESSAS - Tanto barulho por nada. Esse é o resultado na noticia pubicada acima sobre a quedra-de-braço entre a Sefin e o empresário Paulo Barrudada que, pasmem, ainda teve direito a ressarcimento do imposto pago a mais do que o apurado. *** Representantes de 13 municípios, incluindo Santarém, participam nesta quarta-feira (26) da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, coordenada pela COMDEC, para a elaboração Plano de Defesa Civil que contemple as peculiaridades da região Oeste do Pará a ser apresentado  durante as conferências sstadual e nacional de defesa civil. *** O mar não está para peixe para a ex-secretária de educação Lucineide Pinheiro. A mais nova integrante da galeria dos políticos a integrar a lista daqueles que respondem a processo por improbidade administrativa na Justiça Federal,  Lucineide vê-se diante de outra péssima noticia para a imagem fabricada pela propaganda petista do governo Maria do Carmo, mas excelente para a comunidade escolar santarena:  todos os índices educacionais registrados pela Semed relativos ao ano passado são superiores aos conseguidos por ela durante os sete anos e meio em que ela obteve na Semed.*** A assessora quase-chefe da UFOPA, apesar de ser professora de jornalismo, não sabe diferenciar entre noticia colhida e notícia divulgada.

Cabanagem: feriado
Quarta, 19 Fevereiro 2014 10:03

Cabanagem: feriado

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Em 2015 a Cabanagem completará 180 anos. Nunca foi tão conhecida quanto agora. Se é bem conhecida, é outra coisa. Tudo indica que o avanço do conhecimento ocorre simultaneamente com a má compreensão. Está em curso uma visão do grande acontecimento histórico a partir de hoje, descontextualizando e desnaturando o que de fato aconteceu. Certa carnavalização e excesso de desvios ideológicos, que impedem o entendimento dos fatos (e até a revelação dos fatos mais importantes). De qualquer maneira, a Cabanagem ainda é um traço na historiografia nacional – e um traço torto. Já há homenagens em maior número à revolta de 1835, mas falta a principal: criar um feriado para a Cabanagem. Os gaúchos já fizeram o seu, com a Farroupilha, que eclodiu no mesmo ano e guarda semelhança – ao menos nas proporções – com a rebelião no outro extremo do país. Um feriado para a Cabanagem podia servir de estímulo e impulso para iniciativas mais sérias e consequentes de busca e entendimento do que começou a acontecer antes e depois de 7 de janeiro de 1835. O dia 7 é a data certa para esse necessário feriado paraense, que precisa ser criado em tempo de ter seu ano um em 2015.(Lúcio Flávio Pinto)

EXPRESSAS - A sessão do Júri Popular que julga o réu Leonir Antonio Bandeira, o "Gaúcho", 53 anos, vendedor, acusado de tramar a morte da anciã Teodora Petrenko Ferreira, de 64 anos, proprietária da Fazenda Laranjal, deve ter seu veredicto conhecido na tarde desta quarta-feira. Como tática de defesa, o acusado sustentou perante o juiz que a morte Teodora foi tramada pelo esposo da vítima junto com o executor do crime, Abias Rodrigues Sousa, já condenado a 18 anos de prisão em júri anterior, em 2011, mas fugiu do presídio do Cucurunã. *** O crime de encomenda ocorreu há cerca de quatro anos e meio e causou comoção na colônia Água Branca, no Palhal do Uma, no planalto santareno. *** Os contratos de montagem eletromecânica da Usina Hidrelétrica Belo Monte assinados pela Norte Energia vão gerar novos empregos na região do Xingu. O Consórcio Engevix Engenharia/Engevix Construções/Toyo Setal e a empresa Andritz Hydro Brasil devem oferecer cerca de 2.500 vagas nos sítios de Belo Monte e Pimental. *** Serão criados postos para funções como engenheiros, administradores, instrumentistas, inspetores de solda, mecânicos montadores.*** A Organização de Sociedade Civil de Interesse Público Ama Brasil, ligada ao Instituto Butantã, vai ajudar na elaboração do projeto do Centro de Convenções de Santarém, que será construído na avenida Fernando Guilhon. *** A construção terá arquitetura regional e o município já efetuou o pagamento das duas parcelas da área de 5 hectares que adquiriu por desapropriação. Outros 5 hectares foram doados pelo proprietário daquela área, Edilson Meneses. Assim que a Câmara Municipal aprovar o Termo de Uso, a área de 10 hectares será entregue ao Governo do Estado, que já tem disponibilizado para o empreendimento, R$ 30 milhões. *** Em nota publicada em seu twitter, o Barrudada Tropical Hotel assegura que não pratica sonegação fiscal. Então, ta!

Houve ou não sonegação de ISS do Barrudada Fest?
Segunda, 17 Fevereiro 2014 10:29

Houve ou não sonegação de ISS do Barrudada Fest?

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Passados quase dois meses desde a notificação do empresário Paulo Barrudada em função da falta de autorização do município para o evento Barrudada Fest, realizado no hotel de sua propriedade no final do ano passado, até agora a prefeitura não divulgou o resultado da avaliação dos documentos que foram exigidos pela fiscalização, o que poderia confirmar, no caso, a ocorrência ou não de sonegação fiscal. Caso os documentos não fossem apresentados ou não estivessem de acordo com o que prevê a legislação tributária do município de Santarém, o empresário poderia ser multado. Na época da fiscalização que culminou com a notificação, Paulo Barrudada chegou ameaçar a retirar o evento Barrudada fest, de Santarém, como forma de tentar colocar a opinião pública contra a administração municipal. O empresário acusou de perseguição o servidor que comandou a fiscalização ao seu estabelecimento. Mas sua atitude é reprovada pela maioria dos empresários da cidade, que vê em Barrudada uma pessoa egocêntrica e afeito a paparicos e bajulações.

EXPRESSAS - Pista bichada em Belém. Parecia que a TAM procurava um pretexto para suas deficiências operacionais quando suspendeu pousos e decolagens dos seus aviões na pista principal do aeroporto de Belém, alegando falta de segurança em condições meteorológicas desfavoráveis (muita chuva e vento). Mas a companhia estava certa. Logo veio a ordem de proibição do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e a instauração de inquérito para apurar a situação. ***As obras na maior das duas pistas do aeroporto custaram 5,6 milhões de reais e foram entregues em dezembro. Mas têm uma deficiência grave: permitem a formação de uma camada de água que pode levar à perda do controle dos aviões, sobretudo dos maiores, que pousam e decolam de Val-de-Cans, que é de padrão internacional. ***Como isso pôde acontecer, já que a Infraero recebeu a pista como em condições de uso?*** O povo tá botando a boca no trombone: crianças da comunidade de Santa Luzia, no rio Arapiuns, estão sem bajara para ir à escola daquela comunidade. *** E o pessoal da Boca de Cima do Aritapera está à espera de madeira para construir marombas(currais suspensos)e novos assoalhos, desde a cheia do ano passado. *** Jornalistas esportivos avaliam como remotas as chances do São Francisco de disputar o título da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Parazão, e não descartam o risco de rebaixamento. É esperar e conferir.

Sexta, 14 Fevereiro 2014 08:32

Comissão Processante investiga prefeito de Monte Alegre

Escrito por Miguel Oliveira Editor

A Câmara Municipal de Monte Alegre instalou, na última quarta-feira(12) uma comissão processante de 90 dias para apurar o suposto esquema de desvio de verba destinada à limpeza pública. A decisão foi tomada após o plenário, por 9 votos a 6, rejeitar o afastamento do prefeito Sérgio Monteiro, do PT. Segundo denúncia feita por Emanuel Teixeira, que apresentou provas em áudio e vídeo, o prefeito de Monte Alegre teria efetuado o pagamento de mais de R$ 200 mil à empresa contratada para prestar serviço de limpeza pública, mas o serviço não foi efetuado.O prefeito Sérgio Monteiro, através de sua assessoria jurídica, anunciou que só vai se manifestar quando for notificado pela câmara. Segundo uma nota emitida, ele "promete provar e desmascarar o que ele considera perseguições políticas que está sofrendo".

EXPRESSAS- O deputado Nélio Aguiar (DEM) conversou, esta semana, com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes solicitando agilidade na inauguração da nova sede do Centro de Perícias Científicas-Instituto Médico legal (CPC-IML) em Santarém. Segundo o parlamentar a obra está praticamente pronta, aguardando a ligação da energia pela Rede Celpa. A unidade regional de Santarém começou a ser construída no fim de 2008 e passou os dois anos seguintes abandonada. No início de 2011, a obra foi retomada pela atual administração, e atualmente está em fase de finalização. A obra recebeu investimentos no valor global de R$ 2,5 milhões e atenderá toda a região do Baixo Amazonas. *** O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para a ampliação dos cursos de educação profissional e tecnológica, vai ofertar 4.672 vagas para presos e egressos do Pará, em cursos de capacitação profissionalizante, este ano. No primeiro semestre, o governo federal vai destinar mais de 1,3 mil vagas para pessoas que estejam nos regimes fechado, aberto e semiaberto e a egressos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). *** Os cursos do Pronatec serão ofertados em Santarém pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).

Safra de grãos no planalto santareno está estimada em 210 mil toneladas
Terça, 11 Fevereiro 2014 10:06

Safra de grãos no planalto santareno está estimada em 210 mil toneladas

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Em todo o Brasil, a soja teve maior crescimento, com acréscimo de 6,9% na área plantada, passando de 27,7 para 29,7 milhões de hectares.  Em Santarém e Belterra, a área cultivada este ano é de 70 mil hectares. Quando forem colhidos soja, milho e arroz – que estão em fase de plantio – a produção de grãos  saltará para 210 mil toneladas, sendo que a soja representa 70% desse total, seguida pelo milho e, por último, o arroz. A produção da safra de 2014 ultrapassa a safra de 2002, quando a cultura de grãos se consolidou no Oeste do Pará e atingiu 2,5 milhões de sacas. Este ano, a previsão é de 3 milhões de sacas(60 kg). Um detalhe: a área plantada este ano é equivalente à área plantada em 2002, mas na década passada a produtividade era de 43 sacas por hectare. Hoje, a colheita por hectare alcança 50 sacas.

EXPRESSAS - O prefeito Alexandre Von e a secretária de Trabalho e Assistência Social Zuíla Wanghon se reuniram com a secretária nacional de Assistência Social adjunta do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Maria Gonelli, para tratar da implantação do CRAS Ribeirinho e equipe volante para dar suporte às famílias das regiões do Tapajós, Arapiuns, Lago Grande e Várzeas. Será o próximo CRAS a ser implantado e funcionará nos altos do Mercadão 2000. *** Esta coluna deixa claro para os que se fazem de desavisados: a área do Juá deve ser INTEGRALMENTE mantida como território de preservação ambiental. Nada de grileiros, invasores ou construtores/incorporadores. *** Ainda no assunto: amanhã(12) o Ministério Público promove audiência pública para discutir as agressões ao meio ambiente na área do Juá. *** Já está em fase de testes a nova emissora FM de Santarém,  na sintonia 93,10.

Domingo, 09 Fevereiro 2014 19:26

ICMS das cervejas do Pará sai na espuma

Escrito por Miguel Oliveira Editor

A engrenagem é complexa. A Comissão da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Pará, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, é também subordinada à Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável. Ela é que concede agora as reduções ou isenções de ICMS em favor de projetos considerados de interesse para o desenvolvimento paraense, crédito presumido de 80,75% foi conferido à Norte Alumínio Extrusão e Refusão nas saídas internas de produtos fabricados no Pará, além do diferimento do pagamento do imposto devido, que só acontecerá quando da importação do exterior de máquinas e equipamentos, sem similar nacional, que a empresa for utilizar. Essa empresa vai importar seis máquinas da China: três fornos, uma prensa, uma mesa de manipulação e um puxador. Máquinas talvez fabricadas com minério de ferro de Carajás ou alumínio da Albrás. Já a Cervejaria Caboca – Fabricação de Cervejas e Chopes teve crédito presumido de 95% e diferimento das máquinas e equipamentos, todos trazidos do Rio Grande do Sul. E assim a colônia segue sua sina: exporta matérias primas e importa produtos acabados.(Lúcio Flávio Pinto)

EXPRESSAS- Embora a direção do estabelcimento não tenha se pronunciado oficialmente e alguns de seus frequentadores tenham voluntariamente tentado minimizar o incidente pelas redes sociais, é fato que o restaurante Nossa Casa, que funciona na rua do Imperador, esquina da travessa São Cristóvão, foi assaltado na última segunda-feira, com requintes de viollência por parte dos dois assaltantes. Cordões de clientes foram arrancados do pescoço, celulares foram levados e dinheiro foi surrupiado sob a mira de revólveres. **** Por estar situado em local escuro, o Nossa Casa virou o alvo de bandidos. Para piorar, o estabeleciento não possuia atá aquela data segurança privada. *** Após percorrer, em 2013, 30 municípios paraenses disponibilizando atendimento médico em diversas especialidades, exames e distribuição de medicamentos, a Caravana Fluvial do Pro Paz parte novamente rumo ao interior do Estado. Neste ano, a ação será levada pela primeira vez aos municípios de Abaetetuba, Cametá, Mocajuba, Baião, Aveiro, Itaituba e Jacareacanga..*** As escolhas de Lúcio Santarém para treinador e de Feliba, para auxiliar técnico, foram criticadas pela oposição à diretoria do São Francisco. Nas redes sociais, azulinos defendiam a escolha de Osvaldo Monte Alegre. 

Quinta, 06 Fevereiro 2014 15:56

As visões opostas de duas médicas cubanas

Escrito por Miguel Oliveira Editor

No mesmo dia que a imprensa nacional destaca a deserção da médica cubana do programa Mais Médicos, que trabalhava em Pacajá, aqui no Pará, uma colega dela, também cubana, que atua em Santarém pelo mesmo programa desde novembro do ano passado, é destaque aqui no jornal O Estado do Tapajós, com uma visão diametralmente oposta ao que vem relatando sua compatriota dissidente. Enquanto Ramona Matos Rodriguez disse que decidiu deixar o programa após saber que o salário pago a outros médicos ( cerca de R$ 10 mil) é maior do que o que ela recebe - apenas 400 dólares - Rita Elena Aguilera, também recebe o mesmo que Ramona recebia, mas não reclama do salário, trabalha com dedicação do posto de saúde do bairro do Livramento, na periferia de Santarém, e diz que sabia que receberia a remuneração acertada com a Organização PanAmericana de Saúde(OPAS) antes de sair de Cuba. Como se sabe, Romana entrou  com um pedido de asilo na Embaixada dos Estados Unidos. O governo norte-americano ainda não respondeu à solicitação de Ramona Matos Rodríguez, de 51 anos. Ontem, a médica disse que pediria asilo ao governo brasileiro.

EXPRESSAS -  O prefeito Alexandre Von vai substituir a Clean no recolhimento do lixo em Santarém mesmo antes do encerramento do contrato em vigor, em 30 de junho,  colocando em seu o lugar a vencedora da nova licitação, a Terraplena, *** Em reunião entre a vice-prefeita Maria José Maia, o secretário de Cultura, Nato Aguiar, e os representantes das entidades carnavalescas ASAC e LIBES foi definido os pontos principais do carnaval 2014. Na área urbana, o local da festa continuará sendo a Orla da Cidade, em Alter do Chão, a folia será na Praça do Çairé. O Governo passará para cada bloco de enredo R$ 8 mil e R$ 2.500 para cada bloco de empolgação. A programação oficial do Carnaval 2014 será realizada de 28/02 a 04/03. *** A coordenação do Carnalter propôs o isolamento com barricadas (grades de proteção), o cruzamento das ruas que contornam a Praça do Çairé, para evitar o acesso de veículos não autorizados e facilitar a revista, com a finalidade de assegurar a diversão dos brincantes. ***  Neste domingo, as Bondosas Mulheres Choradeiras, estará em cartaz, na Casa da Cultura, às 21h,  sob coordenação do Grupo Teatral Olho D’ Água. O valor do ingresso será de R$ 10. A classificação indicativa é a partir 14 anos.  O espetáculo participará  no dia 21/02, às 21h, do 10º Festival de Teatro da Amazônia - Mostra 10 anos no Teatro Amazonas, em Manaus.

Domingo, 02 Fevereiro 2014 18:56

Educação sangra receita das prefeituras

Escrito por Miguel Oliveira Editor

O prefeito Alexandre Von vai revelar nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, quando estiver lendo sua mensagem aos vereadores santarenos, que as despesas com educação absorvem cerca de R$ 10 milhões de recursos do tesouro municipal, além de 100% dos repasses do Fundeb e Salário-Educação, apenas com pagamento da folha de pessoal da Semed. O piso nacional dos professores, de 2013 para 2014 aumento 6,7%, enquanto as receitas cresceram menos de 2%. É por causa do peso das despesas com educação que quatro prefeituras da região Oeste do Pará: Óbidos, Belterra, Monte Alegre e Porto de Moz, já estão com a folha de pagamento do magistério municipal em atraso.

Expressas - Mais uma vez acúmulo de água da chuva na pista do aeroporto Val de Cans, impediram a decolagem de vôos da TAM e Gol com destino a Santarém neste domingo. ***Em Uruará, uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, realizada neste domingo (2), flagrou um ponto de preparo e venda de drogas no bairro Cachoeirinha. No local foram presas três pessoas e apreendidas 76 petecas de crack, uma peteca de pasta de cocaína, mais R$ 1.020,00, objetos eletrônicos e três motocicletas. *** Foi preso o casal Adriano Batista Rocha, de apelido "Gato", 32 anos, e Neidemar Fagundes, 44 anos. A filha de Neidemar, Cristiane Fagundes de Oliveira, 26 anos, que teria alugado a casa há cerca de quatro meses, também foi presa.***A Polícia Civil já investigava os três acusados, e no momento em que uma usuária foi à residência para comprar drogas, houve o flagrante. Os policiais encontraram os entorpecentes embaixo da cama do casal. *** A nova prefeita de Santa Maria do Pará (PA) é Diana de Sousa Câmara Melo (PR). Ela foi eleita, neste domingo (2), ao receber 7.921 votos (51,02%). Os votos em branco chegaram a 117, os nulos a 201, e 3.223 (16,9%) eleitores não compareceram ao local de votação.*** As novas eleições em Santa Maria do Pará foram marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PA) devido à decisão que cassou, por compra de votos, os registros de candidatura e os diplomas do prefeito e do vice eleitos em 2012, Lucivandro Silva Melo e Paulo Augusto Batista Alencar. A decisão plenária do tribunal regional também determinou a inelegibilidade de ambos por oito anos.

Quarta, 29 Janeiro 2014 18:35

Cervejada

Escrito por Miguel Oliveira Editor

O desconto de imposto às cervejeiras se tornou prática comum no Estado depois do primeiro benefício, concedido à Cerpasa. Só que a empresa acumula um saldo negativo com o fisco estadual tão grande que ameaça de inviabilização o seu negócio. Reduzir em 95% o imposto de uma produtora de bebida alcoólica, além disso, parece um contrassenso. Se for beber, não pague imposto.(Lúcio Flávio Pinto)

EXPRESSAS- O superfaturamento de obras do PAC Uruará ainda vai render dor de cabeça à ex-prefeita Maria do Carmo. Quem viver, verá. *** A reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, recebeu nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, alunos integrantes do Diretório Acadêmico Indígena da UFOPA, que solicitaram a criação de um núcleo de acompanhamento e assessoramento acadêmico para assuntos indígenas na Universidade. Segundo a reitora da UFOPA, o Núcleo terá o objetivo de facilitar a integração dos alunos indígenas junto às unidades acadêmicas e administrativas da UFOPA. “Em fevereiro haverá uma reunião de trabalho para definir o papel e a função do Núcleo, com a participação da Funai, Diretório Acadêmico Indígena, PROCCE, PROEN e representações indígenas”, explicou.***  Ocorreu, ontem, a posse dos membros da Comissão Municipal de Emprego. A Comissão é tripartite e o seu presidente é Almerindo Ribeiro Pinto. Também compõem a Comissão:Representantes dos Empregadores: OMIPEM, ACES, SIPCOP e SINDILOJAS, Representantes dos Empregados: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Madeireira de Santarém, Rurópolis e Belterra, Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Sindicato dos Urbanitários e Sintrosan, Representação Governamental: SEMTRAS, SEMDE, IDS e CPROF.*** O serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE/PA), O Governo do Estado do Pará com o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém, convidam para o Seminário Regional de Compras Governamentais, que será realizado no dia 31 de janeiro de 2014 das 8h30min às 12h, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).

Terça, 28 Janeiro 2014 22:14

Aumenta devolução de embalagens de agrotóxicos no Pará

Escrito por Miguel Oliveira Editor

Em 2013, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 162 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos no Pará.  A quantidade é 10% maior, se comparado ao mesmo período de 2012.

EXPRESSAS - A Capitania Fluvial de Santarém abriu Inquérito Administrativo Fluvial Naval para apurar as causas do naufrágio de uma pequena embarcação, na região do Lago Grande do Curuai, no último final de semana, onde morreram duas crianças. *** A equipe da Marinha seguiu ontem para a comunidade de Uruari, a bordo da lancha Tucunaré, para ouvir depoimento de moradores e sobreviventes do naufrágio. *** Está mal explicada a utilização de bala de borracha para conter um rapaz perseguido pela PM após ameaçar moradores do bairro de Jaderlândia, e que acabou morrendo. Bala de borracha é utilizada para dispersão e não para contenção. *** A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR) planejam uma programação unificada para a Festa Anual das Árvores, comemorada no dia 21 de março, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores.