Quarta, 25 Outubro 2017 14:13

Concorrência milionária na educação em Placas

Escrito por Portal OESTADONET

A microempresa Empreiteira e Representações Galvão só é pequena na razão social, mas o faturamento é alto.

Na surdina, acaba de abocanhar, mediante licitação, um contrato de mais de 2, 4 milhões de reais junto à prefeitura de Placas, município com cerca de 28 mil habitantes, na região da rodovia Transamazônica, no Oeste do Pará.

Os recursos para a construção de duas unidades de educação infantil, na zona urbana do município, virão do Fundo Municipal de Educação. A empresa tem 240 dias para concluir as obras.

UEPA chama para matrícula candidatos aprovados para cursos de modalidade à distancia

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), com base nas normas do Edital nº 41/2017, convoca para matrícula candidatos classificados no Processo Seletivo Especial 2017 (modalidade à distância).

Os aprovados deverão efetivar a inscrição na instituição no período de 26 a 27 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A lista dos convocados está disponível em www.uepa.br.

 

 
Justiça estadual julga primeiro processo judicial eletrônico no Pará
Quarta, 25 Outubro 2017 09:00

Justiça estadual julga primeiro processo judicial eletrônico no Pará

Escrito por Com informações de Marinalda Ribeiro

Os desembargadores da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Pará julgaram, em reunião colegiada terça-feira(24), o primeiro feito interposto através do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). Trata-se de um Agravo Interno em Mandado de Segurança, relatado pela desembargadora Luzia Nadja Nascimento, que também preside a Seção de Direito Público. Os magistrados, após votação, negaram provimento ao recurso, mantendo a decisão de extinção do processo sem resolução de mérito.

Em relação ao feito julgado, a Oxbow Brasil Energia, Indústria e Comércio Ltda interpôs Agravo Iterno questionando a decisão monocrática da desembargadora Luzia Nadja Nascimento, que extinguiu, sem julgamento de mérito, o Mandado de Segurança, através do qual a empresa questionava a suspensão, por parte da Comissão de Política de Incentivos ao Desenvolvimento Soicioeconômico do Estado do Pará, dos benefícios fiscais anteriormente concedidos pelo Estado à Owbow.

De acordo com o processo, os benefícios foram suspensos considerando a existência de graves irregularidades por descumprimento das metas projetadas relativas à geração de emprego, massa salarial, receita bruta e compra de insumos no Estado. Tais irregularidades, conforme o artigo 14 do Decreto Estadual nº 2.490/2006, autorizam a suspensão liminar de benefícios fiscais concedidos. Além disso, a empresa não juntou as provas necessárias na ação de mandado de segurança que apontam o seu suposto direito ao restabelecimento dos benefícios.

De acordo com a desembargadora Luzia Nadja, o PJe vem contribuir sobremaneira para a necessária celeridade processual, permitindo uma nova visão sobre o sistema judiciário. A adoção do sistema PJe implica em maior rapidez na tramitação processual, com a publicidade dos atos em tempo real, diminuição do tempo morto (deslocamento do processo entre secretarias e gabinetes) e acesso a documentos, quando for o caso, de forma instantânea.

 

Pará é o segundo na lista do trabalho escravo. Ministra do STF suspende portaria que dificultava fiscalização
Terça, 24 Outubro 2017 12:02

Pará é o segundo na lista do trabalho escravo. Ministra do STF suspende portaria que dificultava fiscalização

Escrito por Ascom MPF e Redação do Portal OESTADONET

16 estabelecimentos – a maioria fazendas – instalados no Pará estão entre os 131 estabelecimentos do país onde houve ocorrência de trabalho escravo. A nova lista suja do trabalho escravo,  deixa o estado na segunda colocação, só perdendo para Minas Gerais, com 42 empregadores infratores.

Na manhã desta terça-feira(24),a ministra Rosa Webr, do STF, concedeu liminar suspendendo os efeitos de portaria que fazia alterações relacionadas ao trabalho escravo. A ministra atendeu pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade.

Em números de trabalhadores escravizados, o Pará fica na terceira posição, com 116 pessoas flagradas sendo submetidas a condições semelhantes às de escravidão. Minas Gerais registra 1008 casos, e o Paraná tem a segunda posição, com 156 escravizados. 

A lista suja é uma relação de empreendimentos em que houve flagrante de trabalho escravo e cujos responsáveis foram condenados administrativamente por decisão contra a qual não cabe recurso. Caso os infratores paguem as multas devidas e não voltem a praticar o crime, o nome do estabelecimento pode deixar a lista suja após dois anos. 

O documento tem sido utilizado, por exemplo, como apoio para empresas no momento da decisão de contratar ou não fornecedores citados na relação de infratores. 

Confira aqui a íntegra da lista suja.

Arcon propõe carteirinha para garantir gratuidade nos transportes intermunicipais aos deficientes.
Terça, 24 Outubro 2017 10:05

Arcon propõe carteirinha para garantir gratuidade nos transportes intermunicipais aos deficientes.

Escrito por Lourdes Cezar, Agência Pará

Belém - A proposta foi apresentada durante a reunião que aconteceu nesta sexta-feira (20), e pretende amenizar um dos problemas mais frenquentes entre operadores e usuários no transporte público intermunicipal do  Pará: a gratuidade para as pessoas com deficiência.

Diretores da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon-PA) sugeriram modificação no atual sistema, que vem sendo utilizado através da resolução nº 05/2000, que se refere ao inciso I, do art.2º, do Decreto Estadual nº 3.947, de 24 de março de 2000, que obriga as pessoas com deficiência a apresentarem, no momento da emissão do bilhete da gratuidade, um laudo assinado pelo médico devidamente  credenciado pelo Sistema Único de Saúde - SUS, atestando a deficiência com reconhecida dificuldade de locomoção.

O atual sistema facilita as falsificações, muitas vezes os documentos apresentados têm origem duvidosa e chegam a ser rejeitados pelos operadores, o que gera um certo tipo de constrangimento e até conflitos com os usuários. Além disso, as próprias pessoas com deficiência reclamam de ter que carregar um documento tão grande, que costuma rasgar e amassar durante o manuseio.

Na tentativa de solucionar o problema, a Arcon-PA sugeriu que os laudos  sejam substituídos por uma carteirinha na hora da aquisição dos bilhetes. O novo documento trará a foto do beneficiário e terá  ainda dispositivos de segurança, que visam dificultar as falsificações. O documento será pioneiro, não existe em nenhum outro Estado da  Federação, e dará a garantia ao operador que a pessoa que ele está  transportando realmente tem esse direito.

Além disso, as novas carteiras terão um sistema QR Code, um código utilizado para armazenar dados gerais, e acessado através de aplicativos  que escaneiam códigos de barra. “A nova carteira é um documento  moderno e seguro, onde devem constar somente as informações  necessárias para o usuário e para o operador, e torna quase zero as  chances de falsificação”, ressaltou o diretor geral da Arcon-PA, Bruno Guedes.

Segundo Bruno Guedes, o processo para a mudança do sistema já está adiantando. Uma empresa, que vai trabalhar em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), já foi contratada e está providenciando o software para a instalação do programa.

A novidade em todo esse sistema é que o mesmo não vai precisar de conexão via internet para ser utilizado. “Nós tivemos esse cuidado de pensar em todos os detalhes, até porque quando o sistema estiver funcionando, não podem aparecer falhas. O Pará é um Estado com dimensões continentais, e em muitos lugares o sinal de internet ainda apresenta falhas, por isso criamos um sistema que não necessita desse tipo de recurso. O aplicativo será instalado nos celulares dos fiscais e dos  operadores, e poderá ser utilizado sem a internet”, concluiu Guedes.

Para a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Gisele Costa, a iniciativa da Arcon-PA é louvável, pois traz maior segurança e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência que utilizam o transporte público intermunicipal.

A previsão é que até o início de 2018 a Arcon-PA já comece a emitir as primeiras carteiras de gratuidade desse público específico.

Ex-prefeitos, vereador, empresas de ônibus e madeireiras têm bens que serão leiloados, quinta-feira, pela Justiça Federal

O leilão que será realizado pela Vara da Justiça Federal de Santarém, quinta-feira(26), às 9 horas, apresenta uma extensa e diversificada lista de bens penhorados que estarão à disposição para arrematação.

Os ex-prefeitos de Santarém e Belterra, Ronan Liberal e Oti Santos, respectivamente, estão com imóveis na relação de bens a serem leiloados.

Nada menos que cinco empresas de ônibus de Santarém terão terrenos e veículos colocados em hasta pública.

As empresas de transporte TransAzevedo, Santa Edwiges, Perpétuo Socorro, Andorinha e Alter do Chão estão sendo executadas por dívidas junto ao INSS e à Justiça do Trabalho. De uma só empresa, quatro ônibus serão leiloados.

Execuções promovidas pelo IBAMA levaram a leilão bens de duas madeireiras – Madesa e Alecrim. Esta última tem um estoque de mais de 500 metros quadros de piso industrial de madeira a ser leiloado.

A empresa Marques Pinto terá uma balsa leiloada e um hotel da cidade terá grande parte de seu mobiliário e equipamentos oferecidos no leilão. Nada menos que 7 centrais de ar, 45 televisores 32 polegadas, 39 frigobares e 39 camas.

O transmissor da Rádio Ponta Negra AM e uma lancha de 22 pés, do vereador Alaércio Cardoso(PRTB), também serão leiloados.

A relação completa dos bens você confere aqui.

Confirmado concurso com 5.865 vagas na Polícia Militar do Amazonas
Segunda, 23 Outubro 2017 08:14

Confirmado concurso com 5.865 vagas na Polícia Militar do Amazonas

Escrito por Jornal dos Concursos

Boa notícia para quem aguarda pelo concurso da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM/AM), que foi anunciado em 2014. A Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) divulgou que o certame terá um total de 5.865 vagas.

De acordo com o órgão, o edital está previsto para ser publicado até dezembro deste ano. Ainda não foi definida a banca organizadora e nem revelados os detalhes sobre as provas.

A expectativa é de que o concurso da PM/AM ofereça chances nas carreiras de soldado e oficial, que foram as apresentadas anteriormente pelo então governador do Estado.Para concorrer ao posto de soldado será necessário possuir ensino médio completo; enquanto a função de oficial poderá exigir de nível médio ou superior, de acordo com a especialidade a ser oferecida.

Em 2011, a PM lançou concurso com 2.473 vagas, sendo 2 mil para soldado, 29 para praça especialista, 39 para oficial de saúde e 405 para oficial combatente.

Avião cai ao fazer manobras para festejar dia do aviador em Itaituba: cinco mortos

Um avião monomotor, modelo Cesnna 210, prefixo PP-ORU, de propriedade da empresa Ourominas, caiu no final da tarde deste domingo(22) às proximidades da cabeceira da pista do aeroporto de Itaituba, sudoeste do Pará.

O piloto Diego Patrick Kroetz Alves Resende, o co-piloto Weverton Marinho e mais três passageiros morreram na queda -Belania Dantas, Rosa Werlang e Josenilde Oliveira - após manobra de exibição em comemoração ao Dia do Aviador, que transcorre nesta segunda-feira(23), data de nascimento do patrono da aviação, Santos Dummont.

 

 

Piloto Diego Kroetz/Arquivo/FacebookPiloto Diego Kroetz/Arquivo/Facebook

*Esta matéria está sendo atualizada.

 

 
IBGE abre processo seletivo com 1.152 vagas de nível básico
Domingo, 22 Outubro 2017 10:37

IBGE abre processo seletivo com 1.152 vagas de nível básico

Escrito por Portal OESTADONET

 Os interessados podem se inscrever a partir de 23 de outubro até 6 de novembro, exclusivamente nos postos de inscrição do IBGE. Não haverá cobrança de taxa.

Manaus – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura do edital de um novo processo seletivo com 1.152 vagas de nível Fundamental para o cargo de recenseador, que realizarão o Censo Agropecuário 2017. Do total de postos, 50 são no Pará para as seguintes cidade: Altamira (2 vagas), Castelo dos Sonhos/Altamira (2 vagas), Muaná  (2 vagas), Rondon do Pará (3 vagas), Santa Maria das Barreiras (9 vagas), Santana do Araguaia (7 vagas), São Félix do Xingu (17 vagas), Tucumã (8 vagas).

A abertura deste processo seletivo é uma continuidade do processo seletivo simplificado do edital nº 02/2017, para preencher as vagas  de trabalho que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos.

 

Os interessados podem se inscrever a partir de 23 de outubro até 6 de novembro, exclusivamente  nos postos de inscrição do IBGE. Não haverá cobrança de taxa.

Para o Censo Agropecuário 2017, o IBGE abriu dois editais, em abril deste ano.

Policiais Civis de Belém e Santarém prendem piratas após assalto a embarcação
Sábado, 21 Outubro 2017 10:40

Policiais Civis de Belém e Santarém prendem piratas após assalto a embarcação

Escrito por Sérgio Chene, Ascom Segup

Um grupo de oito piratas que atuavam em roubo a embarcações na região oeste paraense, foi presa hoje pela manhã após praticarem mais um assalto a uma balsa da empresa TCD Transporte e Navegação, às proximidades de Santarém. Cerca de 100 televisores haviam sido roubados.
Os criminosos direcionavam os assaltos às embarcações que transportavam produtos eletroeletrônicos, provenientes de Manaus, Amazonas. Um nono pirata foi atingido durante troca de tiros com os policiais. Um comandante da empresa TCD também foi preso e sob fortes suspeita de facilitar os roubos.
Segundo as informações do diretor da Divisão de Repressão de Furtos e Roubos (DRFR) da Polícia Civil, delegado Ricardo do Rosário – à frente da operação, os criminosos atuavam desde janeiro deste ano. Eles miravam, sobretudo, as balsas que se movimentavam com televisores.
Um total de 12 policiais civis atuaram na ação, sendo oito da DRFR e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e quatro do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém.
Financiamento – A organização criminosa seria financiada por uma pessoa da cidade de Santarém. Ela garantia o valor de R$ 3.500,00 a cada pirata, por roubo praticado. A Polícia continua a investigação. Os criminosos são de Santarém, Belém, Abaetetuba e Igarapé-Miri. Todos foram encaminhados à Seccional de Santarém.

Seis pessoas foram presas em flagrante nesta sexta-feira (20) em Belém e Ananindeua (municípios da Região Metropolitana), acusadas de crime de pedofilia. Todas foram encaminhadas à tarde, à Central de Triagem Metropolitana II, localizada em Ananindeua. Foram cumpridos ainda mandados nos municípios de Santarém, Breves e Altamira, onde foram apreendidos computadores e outros equipamentos.

As informações são resultantes da megaoperação “Luz na Infância”, deflagrada pela Polícia Civil do Pará e de mais 23 Estados, em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

As ações foram informadas à imprensa em entrevista coletiva no início da tarde, na sede da Delegacia-Geral de Polícia Civil, no Bairro de Nazaré. Participaram da coletiva o delegado-geral Rilmar Firmino; a delegada adjunta Christiane Ferreira; os diretores de Polícia Especializada, Claudio Galeno, e da Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos, Vanessa Lee, e o diretor do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", Silvio Conceição.

“O objetivo maior é a repressão, mas também é um alerta de prevenção às famílias. Sabemos que esses criminosos têm um perfil diferente do criminoso de 'rotina'. Eles estão muito atentos ao comportamento de crianças e adolescentes na relação com a internet, com as redes sociais. Eles acabam atraindo e conseguindo imagens, fotos, vídeos, aliciam os menores”, destacou o delegado-geral Rilmar Firmino, ressaltando o trabalho dos peritos. “A perícia é de suma importância, pois vai presenciar, no local, a situação do crime”, acrescentou.

Crimes - Os nomes dos acusados não foram divulgados, pois os processos estão em segredo de justiça. Eles responderão com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 11.829/2008, nos artigos 241.A (compartilhamento de fotos e vídeos com cenas de sexo explícito ou pornográfica de crianças e adolescentes) e 241.B (armazenamento de fotos e vídeos com cenas de sexo explícito ou pornográfica de crianças e adolescentes). No caso do artigo 214.A, a pena varia de 3 a 6 anos de reclusão, e o 214.B, de 1 a 4 anos.

De acordo com a Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão para cumprimento em Belém, Ananindeua, Breves, Santarém e Altamira. No Pará, a megaoperação nacional reuniu cerca de 60 agentes, sendo 54 policiais civis (delegados, investigadores e escrivães) e 16 peritos criminais (sendo oito auxiliares), além de equipe do Grupamento Aéreo (Graesp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“O balanço é positivo, considerando que os peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves acompanharam a equipe de policiais para fazer a perícia do local do crime informático e constatar o material de conteúdo pornográfico. Assim, conseguimos constatar muito material que serão submetidos à perícia”, informou a delegada Vanessa Lee, acrescentando que “esse criminoso não possui uma cara, e pode estar em qualquer lugar, tanto que tivemos presos em (bairros) Nazaré, Marambaia, Cidade Nova, Castanheira...”

Perícia - Pen drives, HD externo e computadores, além de CDs, celulares, notebooks, tablets, cartão de memória do play e até uma arma de fogo serão periciados no CPC “Renato Chaves”, a partir da próxima terça-feira (24).

Sobre as ações dos peritos, o diretor do Instituto de Criminalística do CPC, Silvio Conceição, disse que “fizemos um estudo em cima dos nove ‘alvos’ que foram demandados pela Polícia Civil e encontramos seis flagrantes. Nos demais, encontramos material que serão periciados nos próximos dias”.

Anselmo se afasta da vice-reitoria e assume candidatura independente na eleição para reitoria da Ufopa

O professor Anselmo Colares, vice-reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pediu licença do cargo para concorrer às eleições para a reitoria da instituição. 

Anselmo, que havia recebido inicialmente o apoio da reitora Raimunda Monteiro, teve seu nome desgastado junto à gestão atual por auxiliares da própria reitora, que preferiram incentivar a candidatura do professor Thiago Vieira.

A candidatura de Anselmo, desde então, assumiu caráter de independência em relação à reitoria e o vice-reitor passou a articular seu nome com outros setores da universidade, fora da reitoria, e alguns até de oposição à atual gestão.

A votação será realizada no dia 5 de dezembro e a inscrição de chapas têm prazo até no dia 27 de outubro.

Polícia Civil não confirma se incêndio de imagem de santa, em Óbidos, foi criminoso

A Polícia Civil em Óbidos, município a margem esquerda do rio Amazonas tenta elucidar um ato registrado na manhã de quinta-feira(19), pela coordenação da Comunidade de Lourdes, bairro da área central do município onde a imagem de Nossa Senhora de Lourdes amanheceu totalmente queimada. A imagem da Santa fica em uma gruta construída em pedras na área externa da igreja que leva o mesmo nome e que é padroeira de um dos bairros mais tradicionais da cidade.

Protegida por grades, para evitar furto, a imagem era uma referência para os devotos católicos que sempre iam o local levar flores e acender velas, o que abre uma possibilidade para elucidar o incidente. “Estamos trabalhando com duas possibilidades, uma de alguém ter ido ao local atear fogo para destruir a imagem e a outra é de que como há muito resto de velas e fitas no local onde a imagem tava há essa possibilidade. E nós vamos passar as informações para o delegado”, informou Carioca, investigador de Polícia Civil.

 

Ainda segundo a Polícia Civil os moradores da comunidade foram ouvidos e em nenhum momento foi relatado algo que abrisse hipótese de um atentado criminoso. No local não há vigia durante o período da noite e a polícia ainda está em processo de investigação. Nas redes sociais o incidente movimentou a cidade e as suspeitas em todas as postagens faziam relação a um possível ato de vandalismo ou mesmo intolerância religiosa.

A Igreja de Lourdes fica localizada na Avenida Dom Floriano, uma das mais movimentadas da cidade, que dá acesso a via principal e interliga o Centro aos bairros de Cidade Nova e Bela Vista.

Privatização vai trazer dinamismo e eficiência para a Eletrobras, diz ministro
Sexta, 20 Outubro 2017 13:29

Privatização vai trazer dinamismo e eficiência para a Eletrobras, diz ministro

Escrito por Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia em exercício, Paulo Pedrosa, defendeu que a privatização da Eletrobras vai elevar o nível de eficiência e trazer dinamismo à empresa. Pedrosa participou hoje (20) de workshop de energia promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Segundo o ministro, o objetivo do governo não é arrecadar com a venda, mas possibilitar a competição da empresa em um setor elétrico hoje altamente competitivo. “O antigo modelo esgotou. As estatais estão em situação dificílima. A Eletrobras perdeu R$ 175 bilhões em 13 anos. A Eletrobras não tem investido, a sua participação no setor caminha para ser irrelevante”, disse ele.

A Eletrobras ainda é a maior elétrica do Brasil, responsável por 32% da geração e quase metade das linhas de transmissão do sistema integrado, que transfere energia de uma região para outra do país. Para Pedrosa, o sucesso do leilão das quatro usinas hidrelétricas operadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), realizado no mês passado, trouxe otimismo. “Sem esse leilão da Cemig, não teríamos a condição de avançar também na Eletrobras”, disse.

O ministro afirmou que a incapacidade de o governo federal injetar recursos na empresa reduz o seu poder de competição. Além disso, de acordo com ele, esgotou-se a capacidade do país de financiamento pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 0,5% para a geração de energia.

Quanto à tarifa de energia aos consumidores, Pedrosa admitiu a possibilidade de aumento. “Mas não adianta ter energia barata e encargos enormes pagos por fora. Teremos um preço justo, transparente, da energia”, afirmou.

Segundo ele, o modelo de cotas ilude a sociedade, pois apresenta a cota a baixo preço, que pode ser encarecido devido ao risco hidrológico associado.

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir desta sexta-feira(20)
Sexta, 20 Outubro 2017 09:21

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir desta sexta-feira(20)

Escrito por Agência Brasil

A partir das 10h desta sexta-feira (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano poderão consultar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local onde ele fará a prova. O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante e também no aplicativo do Enem para celular.

Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CFP e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, após conhecer o lugar onde fará a prova, os candidatos façam o trajeto antes do dia do Enem e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, para evitar atrasos no dia da aplicação. Apesar de não ser obrigatório, o Inep sugere que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova para para facilitar o acesso às informações de sua inscrição.

O Enem será realizado em dois domingos: em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.

MEC autoriza contratação de mais 2 professores e 3 técnicos para a UFOPA

Portaria Interministerial nº 316/2017, publicada na edição de quinta-feira(19) do Diário Oficial da União, autorizou a contratação de 1.900 professores e técnicos em todo o Brasil. Desse total, cerca de 300 serão distribuídas entre as Universidades Federal do Pará (Ufpa), Federal Rural da Amazônia (Ufra), Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Serão destinadas 5 novas vagas à UFOPA, sendo 2 para professores e 3 para técnicos.

Assinada em conjunto pelos ministros Dyogo Oliveira (MPDG) e Mendonça Filho (Mec), o texto prevê inclusão de novas vagas para 2017, isto é, para serem preenchidas imediatamente, e para o próximo ano.

Após sucessivas reuniões com o Ministério da Educação e do Planejamento, que se arrastavam desde o mês de março, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) conseguiu que o Governo Federal autorizasse a realização de concurso para a ampliação do quadro efetivo das universidades.

“A educação é um compromisso, uma prioridade. Esta luta já vem desde há algum tempo, mas em nenhum momento desistimos de trazer ao Pará novos profissionais que pudessem dar viabilidade aos planos de interiorização do ensino superior. Só alcançaremos o desenvolvimento regional quando nossa educação for tratada por todos como uma prioridade”, ressaltou o senador paraense.

 

Pagina 4 de 164