Alfabetiza junho

Após 36 horas, Equatorial não esclarece causas de explosões em transformadores; Santarém volta sofrer com queda de energia

Portal OESTADONET - 26/06/2024

Explosões vistas a partir do Mirante do Saubal - Créditos: Reprodução/Redes Sociais

 

 

Mais de 36 horas após a série de explosões em transformadores de energia elétrica registradas na noite da última segunda-feira (25), a Equatorial Energia Pará, responsável pela distribuição de energia no estado, ainda não esclareceu, até o início da manhã desta quarta-feira(26) as causas da interrupção do fornecimento de energia que deixou grande parte da cidade às escuras. O apagão afetou diretamente cerca de 25 mil famílias. 

 

Por meio de nota, divulgada ainda na noite de segunda-feira, a concessionária informou que o fornecimento da subestação em Santarém foi normalizado e que 22.500 clientes tiveram a energia restabelecida. Apesar disso, durante toda a terça-feira (25), muitos moradores reclamavam de falta de energia e ocorreram novas explosões em transformadores.

 

Na travessa Moraes Sarmento, entre as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Borges Leal, por exemplo, equipes da Equatorial tiveram muito trabalho para restabelecer a energia nesse perímetro. Durante a troca de peças, na tarde de ontem, ocorreram ainda duas explosões e apesar das tentativas, apenas uma fase de energia estava funcionando. O problema só foi resolvido no fim da tarde.

 

Em trechos das avenidas São Sebastião e Mendonça Furtado, moradores também estavam às escuras e questionavam a falta de um sistema de prevenção para atender os clientes em tempo mais hábil. Neste perímetro também foram registradas quedas de energia.

 

As pessoas reclamaram da demora no atendimento por meio dos canais disponibilizados pela empresa e, apesar dos vários chamados, as equipes só apareceram algumas horas depois, mesmo a Equatorial informando que ‘aumentou o quantitativo de equipes para atender as ocorrências o mais breve possível’. 

 

Muitos consumidores e comerciantes tiveram prejuízos devido à falta de energia para conservar alimentos e bebidas. 

 

Na terça-feira, à noite e durante a madrugada desta quarta-feira, nos bairros Santa Clara, Santíssimo, parte da Prainha e na área central, foram registradas quedas de energia, com desligamentos rápidos da energia.

 

A empresa não respondeu às indagações do Portal OESTADONET, que tenta esclarecer junto à concessionária, os principais questionamentos da população sobre esse desligamento e as explosões: 

 

1- O que causou as explosões nos transformadores, como mostram dezenas de vídeos registrados por moradores;

 

2- Quantos equipamentos foram danificados?

 

3- Qual foi o dano e sua extensão na subestação?

 

4- Quais os prejuízos?

 

5- Se tem, por que não houve acionamento do sistema de proteção das redes para evitar que o problema se espalhasse?

 

A nota enviada à imprensa, a distribuidora diz que apura as causas da interrupção na subestação que teria ocorrido durante a forte chuva e ventania que atingiram o município na noite da segunda-feira. 

 

Mas, no dia seguinte, apesar de não ter chovido, ocorreram novas explosões de transformadores e as causas ainda não foram esclarecidas pela Equatorial.

 

O Portal OESTADONET solicitou informações da concessionária sobre a quantidade de transformadores atingidos e os danos causados à subestação, porém, até a publicação desta matéria, a empresa não respondeu. 

 

A Equatorial se limitou a informar que está apurando as causas. Também não informou se há novos riscos de problemas dessa natureza.

 

 




  • Imprimir
  • E-mail